29 de abril de 2008

Gravura II

Após muitas palavras, é sempre interessante observar imagens do homem a que se dedica este blogue, aqui substancialmente mais novo que nas duas anteriores. Mais parecendo, na verdade, do que sendo, pois entre esta gravura e o quadro a óleo a dois posts de distância (Miguel Benzo) não vão mais de 8 anos.

Esta gravura, de Francisco Bartolozzi (1728-1815, um dos mais brilhantes retratistas da altura) é de Carlos Frederico Lecor enquanto Brigadeiro, posto a que ascendeu a 8 de Maio de 1811, com a idade de 46 anos.

Lecor era nessa altura uma estrela em ascensão no Exército Português, com uma divisão comandada na Ponte de Murcela, nos dias de 28 de Setembro de 1810, enquanto uns poucos quilómetros ao Norte se escreviam lindas e mortíferas páginas de glória; e outra divisão, guarnecendo a extrema direita da 1.ª Linha de protecção da península de Lisboa (as afamadas Linhas de Torres).

Sobre Francisco Bartolozzi, encontrei o catálogo de uma exposição organizada pela Sociedade Martins Sarmento e a Casa de Sarmento, em Agosto e Setembro de 2004, denominada "Francesco Bartolozzi e os seus discípulos". Está aqui e merece sem dúvida uma visita.

Não consigo agora trazer da minha memória quem me forneceu esta imagem, ou qual a sua fonte, mas só espero ter-lhe dado o devido mérito.

Bem, aparentemente não há como contornar as palavras; portanto, há que deixá-las fluir...

Sem comentários: