31 de agosto de 2014

Combate de Zugarramurdi, 31 de agosto de 1813

 
Vista de Zugarramurdi e Ainhoa. Entre ambas as vilas,
a fronteira hispano-francesa. (Google Earth)


[de Carlos Frederico Lecor a Manoel de Brito Mozinho, secretário militar do Marechal General W. C. Beresford, reportando o segundo Combate de Zugarramurdi, a 31 de agosto de 1813, às ordens do General Lord Dalhousie, comandante da 7.ª Divisão aliada.] 

Illmo. Snr 

Tenho a honra de remeter a V Sª incluso o mappa dos mortos, feridos, e prezioneiros que teve a Brigada do meu Comm.do no dia 31 do mez passado no ataque que executei por ordem de Lord Darluze sobre o Povo de Zugaramurda na manhã do sobredito dia, do qual expulsei o inimigo e das alturas immediatas sofferendo os francezes mtº mais perda em officiais e soldados.

Huma Compª do Regimento n.º 7 avansou em flanqueadores; porem adiantandose mais do que devia o seu flanco direito, forão victimas do seu valor 1 sargento e 8 soldados, ficando involvidos por huma partida de Cassadores inimigos.
Não tenho que elogiar em particular indeviduo algum dos tres corpos que tenho a honra de commandar, pois todos fizerão o seu dever com igual sangue frio.

O Ten. Cor. Calheiros Command.te do regimento n.º 7 teve o seu cavallo ferido e portouse com todo o acerto; assim como o Cor. Doyle de n.º 19, e Ten. Cor. Zulque do Bam. n.º 2.º.

Dipois de o inimigo se ter retirado para o Campo do Povo de Anhoa fui rendido por huma Brigada da 3.ª Divisão, e tive ordem para marchar a Echelar, e hoje para Lesaca, aonde me acho com a brigada do meu Commando.

D.s gd.e a V S.ª m.s an.s
Campo de Lesaca, 1 de Setembro de 1813

Illmo. Sr. Manoel de Brito Mozinho

Carlos Fredº Lecor
M de C.



Arquivo Histórico Militar, 1-14-243-19


Combateram nesta ação os seguintes:
- Regimento de Infantaria n.º 7- 806 homens : Tenente Coronel Francisco Xavier Calheiros [Bezerra do Araujo];
- Regimento de Infantaria n.º 19- 986 homens : Coronel John Doyle;
- Batalhão de Caçadores n.º 2 - 466 homens: Major Zuhlcke

Nota: o Capitão John Ross, que comanda duas companhias de Infantaria 7 no dia 13, morre neste combate.

1 comentário:

Jorge Quinta-Nova disse...

http://www.napoleon-series.org/cgi-bin/forum/archive2007_config.pl?md=read;id=85239