2 de junho de 2019

Iconografia Lecoriana

Aqui apresento um pequeno historial da iconografia relativa ao marechal Carlos Frederico Lecor, que tenho encontrado na rede mundial de computadores, com algumas observações acerca das suas origens.

(1) Brigadeiro Carlos Frederico Lecor (Desenho original de Francisco Bartolozzi da Col. de A.P.) Publicado em : Ângelo Pereira, D. João VI Principe e Rei, Volume III: A independência do Brasil, Empresa Nacional de Publicidade, Lisboa, 1956. p. 112


(2) Gravura de autor desconhecido, representando Lecor no Rio de Janeiro, muito possivelmente em 1816. Publicado em: DUARTE, Paulo de Queiroz, Lecor e a Cisplatina 1816-1828 ( 3 vv.), Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército Editora, 1984.

* * *

..:: Retrato (1821-1823) ::..

(3) Retrato a óleo, autor desconhecido, Museu Histórico Nacional (Montevideu). Dato a partir de 1821 o retrato, pois o militar usa a banda da Grã Cruz da Ordem da Torre e Espada, que recebeu por decreto de 15 de Novembro de 1820.
Apesar de o general Paulo de Queiroz Duarte aventar que o autor fosse o pinto Miguel Benzo, parece difícil ser esse o caso, tendo outras fontes apontado o pintor Joseph Guth, sueco, que estava na região por esta altura.

(4) Gravura de A. Samson, 1976, com base no retrato a óleo do MHN. Publicado em: DUARTE, Paulo de Queiroz, Lecor e a Cisplatina 1816-1828 ( 3 vv.), Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército Editora, 1984.

(5) Gravura de Ivan Wasth Rodrigues, c. 1984, com base no retrato a óleo do MHN. 
Publicado em: DUARTE, Paulo de Queiroz, Lecor e a Cisplatina 1816-1828 ( 3 vv.), Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército Editora, 1984.

(6) Gravura de autor desconhecido, de uma miniatura existente no Museu Historico Nacional de Montevideu. 
O uniforme (e condecorações) portuguesas indicam que tenha sido feito antes de 1824. Publicado em: Hermano Damasceno, Ensayo de Historia Patria (10.ª Ed.), Barreiro y Ramos, Montevideu, 1955. p. 387

* * *

..:: Retrato (Época "brasileira") ::..


(7) Visconde da Laguna (Gen.l Lecór), Carlos Frederico Lecor. 
Parece ser a representação fotográfica de um quadro a óleo, com o general em uniforme brasileiro, cuja localização e autor desconheço (tendo já sido aventada algures a possibilidade do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro). Foi pintado após 1824. 
Publicado em: Anais da Biblioteca Nacional, Volume 88, 1968, Divisão de Publicações e Divulgação, Rio de Janeiro, 1970, entre as páginas 64 e 65, sem qualquer informação de origem.

As ordens e condecorações no retrato, predominantemente portuguesas, datam o retrato de entre 1820 e 1823. O uniforme parece ser também o português, pelo que foi pintado antes da independência do Brasil, ou nos meses posteriores em 1822.

(8) Carlos Frederico Lecor, General Visconde da Laguna
Desenho de José Wasth Rodrigues (1891-1957) segundo fotografia de quadro a óleo cedida pelo Comte. Luís (?) Alexandre Mateus [a (7)]. 

Publicação desconhecida. Parece baseada no quadro a óleo anterior, mas tens ordens diferentes representadas: ao pescoço em gravata, a Medalha de Distinção do Sul, do Império do Brasil, criada em 1823, e a placa de oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro, criada em Dezembro de 1822.

(9) Gravura de autor e proveniência desconhecida, mas decerto baseada no mesmo quadro a óleo referido para a gravura anterior.


(10) Gravura de autor e proveniência desconhecida, mas decerto baseada no mesmo quadro a óleo referido para as gravuras anteriores.

É de notar que nas três reproduções do retrato da época "brasileira", todos os artistas desenham incorrectamente a medalha no peito direito, que é de facto, e como se pode ver na representação fotográfica inicial, a Medalha de Comando portuguesa relativa a quatro ações da Guerra Peninsular. Tendo a mesma base (o retrato (7)), mas atualizado para incluir medalhas brasileiras que Lecor recebeu posteriormente.

Não será de excluir porém que haja um terceiro retrato a óleo em vida de Carlos Frederico Lecor, mas as semelhanças e posição do retratado parecem-me evidentes.

Sem comentários: