23 de setembro de 2022

1798: Combate Naval em Vila Real de S. António (Jorge Frederico Lecor)


    Relativamente a Jorge Frederico Lecor, que faleceu fez ontem 200 anos (22 de Setembro de 2022), relembrei-me de uma fonte que me foi passada pelo geneologista Dalmiro da Mota Buys de Barros acerca de uma pequena ação naval costeira que este oficial comandou em 1798, quando era 2.º tenente (hoje, seria alferes) da Artilharia de Faro. Passo a citar:

    “Saiu armado para proteger uma canhoneira “Lobo”, que tinha vindo do Porto (13.10.1798) para consertar (em Faro) até à barra de Vila Real de S. António, com guarnição diminuta. Observou que vinha vindo uma embarcação pequena mais ou menos a uma légua, porém, armada em corsário inimigo, vindo este perseguindo um caíque que esperava maré para entrar na barra, carregado de amêndoas. Persuadido que era corsário inimigo, procurou-o à força de remos e, a certa distância, viu tratar-se de um corsário francês. Firmou a bandeira e flâmula com um rito de peça e principiou o combate, ativo de metralha. O corsário, não menos ativo no seu fogo, fazia para abordagem mas não conseguiu, apesar de superior em tripulação, e fugiu após uma hora de combate. Continuou na diligência de que estava encarregado e, chegando à barra de Vila Real, no dia seguinte, veio ali a notícia de ter o corsário entrado no porto de Guelba [Huelva] com cinco homens gravemente feridos”.

    O tipo de ação é relativamente comum, com oficiais do exército a comandarem pequenos barcos armados para a proteção da costa. É o caso do futuro Almirante Ferreira Lobo, na Bahia da década de 1780, no combate aos contrabandistas, ou do Sebastião Pinto de Araújo Correia, na ria de Aveiro. São formas de alguns oficiais se destacarem pela sua coragem e espírito de liderança, assim como um certo nível de desembaraço e improvisação, conseguindo por vezes vitórias surpreendentes. A fonte é da Biblioteca Nacional, Manuscritos. C. 539,9, num atestado do general John Shadwell Connell dos serviços prestados por Jorge Frederico no regimento de infantaria n.º 14 (Tavira) e em Artilharia n.º 2 (Faro).

Imagem: Foz do Rio Guadiana e Vila Real de S. António, retirado da Wikicommons, em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guadiana_Mouth.jpg

Sem comentários: